Eventos

Papel da Aceji é destacado na Alece em celebração dos 60 anos da entidade

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (16/11), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 60 anos de fundação da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji). A solenidade atendeu a requerimento do deputado Cláudio Pinho (PDT), subscrito pelos deputados Queiroz Filho (PDT), Dra. Silvana (PL) e Sargento Reginauro (União).

Claudio Pinhoenalteceu a importância da entidade, que foi fundada em 30 de junho de 1963, no município de Canindé. “A Aceji tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará. Sua dedicação em promover a excelência no setor jornalístico é merecedora de reconhecimento e celebração”, enfatizou.

De acordo com ele, a solenidade promovida pela Alece teve o intuito principal de destacar o compromisso da Associação com o progresso da região, bem como reconhecer os esforços de seus membros e colaboradores.

“A Aceji é uma Associação composta por pessoas que sempre procuraram fazer o bem, trazendo informações relevantes. E assim estamos aqui hoje, para reconhecer aqueles que no passado fizeram com que a notícia pudesse chegar nos locais mais diversos. Os grandes meios de comunicação não existiriam sem os correspondentes do Interior. Por isso, quando a gente vê um grupo que se organiza na tentativa de fazer com que a informação de qualidade chegue na casa dos cearenses, isso merece todo reconhecimento”, completou.

Representando os homenageados, Francisco de Assis Clementino Ferreira ressalta o papel da Aceji e a união da categoria para superar desafios

Francisco de Assis Clementino Ferreira (Tizim), representante dos homenageados da noite, parabenizou a Aceji pelo seu sexagésimo aniversário de fundação.

“A unidade é fundamental para o estabelecimento do progresso coletivo. Juntos, podemos alcançar resultados gigantescos e superar desafios. A Aceji celebra o seu jubileu sexagenário delineando inovações, organização e método, em parceria com a Alece, objetivando proclamar informações verossímeis, exposição da cultura, detecção de talentos, aprofundamento espiritual e promoção de protagonistas. A união faz a força e o propósito faz a união. Esse é o lema da Aceji”, ponderou.

Além dele, outras 16 pessoas foram homenageadas com certificados durante a solenidade.

Eônio Fontenele, assessor parlamentar da Casa Civil do Estado do Ceará e representante do Governo do Estado, salientou que a comunicação hoje em dia tem um cotidiano diferente da época de fundação da Aceji. “Nos dias atuais, a notícia é instantânea e em tempo real. Por isso, mais do que nunca, precisamos de uma comunicação comprometida com os fatos e sem sensacionalismo. Por esse motivo, o papel de cada um de vocês que compõem a Aceji é fundamental”, pontuou.

Walter Bardawil Pinto, presidente da Aceji, ressaltou que a instituição possui em seu quadro de associados profissionais de extrema qualidade, que têm o compromisso de deixar todos os cearenses muito bem informados. “Nesses 60 anos, a Aceji vem lutando para sobreviver, numa luta incansável a favor da ética jornalística e em meio ao advento da tecnologia e das redes sociais. Seguiremos superando todos os desafios, prezando por uma comunicação séria, ética e profissional”, assinalou.

Também compuseram a mesa da solenidade Glaucia Gondim Tavares, vice-presidente da Aceji; Silvana Frota, jornalista e editora da Revista Ceará e Municípios; Vicente Alencar, presidente da Academia Cearense de Poesia; e David Eskinazi, futuro presidente da Academia Cearense de Letras Infantis.

Fonte: Alece Edição: Clara Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *